Ir para conteúdo principal

Marketing de afiliados para empresas de e‑commerce

Saiba como funciona o marketing de afiliados e se é a decisão certa para o seu negócio.

Affiliate Marketing for E-Commerce Businesses Hero Illustration

Seu negócio está funcionando. Você montou sua loja online e conseguiu algumas vendas iniciais. Agora, você quer encontrar a maneira correta de crescer o seu negócio. Encontrar consumidores é um desafio, mesmo com as ferramentas de marketing e vendas disponíveis hoje.

É aqui que entra o marketing de afiliados. É um modelo de publicidade e um dos jeitos mais simples de gerar vendas. Com este modelo, você cria relacionamentos com pessoas que são porta-vozes do seu produto. Elas essencialmente fazem o seu marketing para você.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados funciona usando recomendações para gerar leads. A sua empresa paga um terceiro divulgador, como um blogueiro, que usa um canal para gerar leads para os produtos ou serviços da sua empresa. Esse terceiro divulgador é o afiliado, que recebe uma comissão percentual por cada venda que você faz para alguém através de cliques em banners no site dele.

Como funciona? O afiliado usa links exclusivos de rastreamento personalizados, chamados links de afiliados, que levam a uma página de compra em seu site de e-commerce. Essa estratégia de divulgação, se espera, resulta em uma venda e está associada ao afiliado cujo link o cliente clicou. Você só o paga quando alguém compra algo usando seu link de afiliado.

Por exemplo, suponha que você venda equipamento para DJ. Você tem um controlador particular que você sabe que torna mais fácil para os DJs mixarem, fazerem scratch e combinarem suas músicas. Você encontra um blogueiro que escreve conteúdo relevante sobre ser um DJ. Suas postagens aparecem altas nos resultados de pesquisa, indicando ser um blog de sucesso. E seus leitores se envolvem regularmente deixando comentários em seus artigos.

Se você começar uma relação de marketing de afiliado com o blogueiro, ele incluirá links para o seu produto em alguns posts. Se um dos leitores do blog clicar em um link para a página de vendas do seu produto e comprar seu controlador, o sistema de marketing de afiliados vê o link e os credita o blogueiro com a venda. O blogueiro, então, recebe uma parte dos lucros.

Se sua campanha for bem-sucedida, você pode ter afiliações com outros blogueiros sobre ser DJ. Os links de afiliados que eles usam correspondem às suas próprias contas de afiliados. Dessa forma, as vendas não se misturam com as do primeiro blogueiro.

Prós do marketing de afiliados

O marketing de afiliados possui várias vantagens de introduzir seus produtos ao seu público-alvo e ajudar na conversão dos clientes.

Gerando novos leads

Quando você e o afiliado têm mercados-alvo semelhantes, o marketing de afiliados é eficaz na geração de novos leads. Na verdade, os fãs dos seus afiliados se tornam seus leads. Como seus afiliados já estão em um nicho específico que aproveita o seu, você se beneficia do crescimento da marca e público deles.

Às vezes, você pode entrar em mercados que não tinha explorado ou considerado anteriormente. Talvez você tenha focado em DJs de casamento como seu nicho de mercado, sabendo que eles fazem muitos negócios e gastam a mais com equipamentos de qualidade superior. Então, você contata um blogueiro que tem artigos interessantes sobre ser DJ em casamentos. Ele escreve um artigo sobre ser DJ em festas de amigos. Você percebe um aumento em suas vendas como resultado do link daquele artigo. Uma parte da audiência do afiliado, DJs de festa, tornou-se um novo segmento de mercado para você.

Baixo custo

O marketing de afiliados possui um custo relativamente baixo. Seu retorno sobre o investimento (ROI) é alto – você só paga afiliados quando gerar vendas. O que você tem é uma estratégia de marketing digital de baixo risco e alto ROI. Em contrapartida, com anúncios pagos por cliques, você paga pelos cliques, quer resultem em vendas ou não. Você ganha consciência de marca e tráfego no site, mas não necessariamente aumenta a receita.

Contras do marketing de afiliados

Embora os riscos sejam baixos, e você possa desfrutar de um ROI relativamente alto, o mercado de marketing de afiliados pode ter algumas desvantagens.

Pode ser difícil encontrar os afiliados certos

Você quer afiliados de sucesso com um blog de nicho cujas mensagens e objetivos estejam alinhados com seus objetivos de negócios. Isso pode ser um desafio, especialmente se os objetivos do afiliado possuem ações que o levam para uma direção que não beneficia o seu negócio.

Imagine que um afiliado escreva um ranking de dez produtos em uma determinada categoria, cada um com um link de afiliado diferente. Sim, qualquer tipo de exposição é positiva, mas se o seu produto receber uma classificação baixa, o post pode dar a você uma exposição mínima e apoiar sua concorrência.

Você pode encontrar um afiliado que produz conteúdo de qualidade no início, mas depois seu foco pode mudar, ou a qualidade de seu conteúdo, diminuir. Como resultado, você recebe menos vendas do que tinha previsto originalmente.

Você perde algum controle sobre a apresentação do produto

Uma vez que der ao afiliado seu link, você tem pouco ou nenhum controle sobre como ele apresenta seu produto para potenciais clientes. Por exemplo, podem existir certos recursos que você acha que podem ser facilmente mostrados em um vídeo ou artigo, mas o afiliado se concentra no preço do seu produto.

O afiliado também pode criar conteúdo que não esteja alinhado com a visão ou princípios da sua empresa. Por exemplo, se o seu negócio de equipamentos de DJ se concentrar em ferramentas eficientes em energia e fabricação neutra em carbono, o conteúdo do afiliado pode enviar uma mensagem que vai contra o que você defende. Mesmo que você tenha verificado a mensagem dele, ele poderia fazer um vídeo, por exemplo, que inclui linguagem que possa ofender as pessoas que a sua marca apoia. Quando ele inclui um link para o seu produto, sua marca é então associada à mensagem dele.

Os afiliados têm que divulgar seu relacionamento

A Comissão Federal de Comércio (FTC) determina que os comerciantes afiliados divulguem que estão sendo pagos para divulgar seu produto. Se não o fizerem, você pode ser responsável. Como você não pode controlar se os afiliados cumprem esses regulamentos, você pode ter que verificar o conteúdo deles para garantir que eles colaborem.

Como começar

Para começar com as ações de marketing de afiliados, você precisa saber quem é seu público-alvo e usar as ações de marketing certas.

Entenda seu público

Conhecer seu público facilita a identificação de afiliados que apelam para sua demografia alvo. Considere seu mercado-alvo e os tipos de conteúdo que eles são propensos a consumir.

  • Em quais faixas etárias você quer se concentrar?
  • Qual é a faixa de renda deles?
  • Onde eles moram?
  • Para onde eles viajam?
  • Eles normalmente trabalham em casa, em um escritório, dirigem um negócio, ou não trabalham?
  • O que eles fazem para se divertir?

O CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) do Mailchimp pode ajudar você a organizar e entender informações sobre seu público-alvo. Por exemplo, você pode descobrir onde seus clientes moram, se eles gostam de usar sites de cupons ou promoções, ou se eles chegam ao seu site através de indicações.

As respostas às perguntas acima podem ajudar você a aprender os tipos de conteúdo com os quais seu público se envolve. Mas você talvez queira aprofundar ainda mais com perguntas específicas de conteúdo, tais como:

  • Que tipo de artigos ou blogs seu mercado-alvo lê?
  • Eles preferem conteúdo de forma longa ou mais curta?
  • O que eles procuram nos mecanismos de busca?
  • Que tipo de vídeos eles assistem?
  • Eles são mais propensos a ver avaliações de produtos e rankings, ou conteúdo com guias?

Você também pode usar o CRM do Mailchimp para descobrir padrões de comportamento que ajudam na decisão de compra e na conversão de clientes. Idealmente, você quer que eles encontrem o conteúdo de um afiliado quando eles estiverem prontos para comprar. Saber como, quando e por que eles compram pode ajudar você a preparar as condições ideais para a jornada de compra deles.

Retornando ao exemplo do equipamento de DJ, os consumidores em potencial que pesquisam controladores muitas vezes consideram vários antes de decidir. Você vai querer escolher um afiliado que revisa equipamentos em vez de um que apenas escreve sobre como ser um DJ melhor. Assim, quando seu público-alvo ler seu conteúdo, eles estarão mais perto de comprar. Isso aumenta a probabilidade de escolherem o seu produto.

Recrutar parceiros

Existem alguns métodos para recrutar parceiros e profissionais de marketing de afiliados. Escolher o método que melhor se encaixa no seu modelo de negócio vai depender do que você já tem em vigor e quão amplamente você deseja divulgar seu produto.

Use seus canais de marketing atuais

Você pode usar seus canais de comunicação, como contas em redes sociais, e-mail ou site para informar as pessoas sobre seu programa de afiliados. Certifique-se de fornecer todas as informações essenciais necessárias para tomar uma decisão e começar. Isso pode incluir detalhes como:

  • A quantidade de comissão que eles podem ganhar
  • Ofertas especiais que você disponibiliza para afiliados, como cupons e descontos
  • O tipo de material de marketing que você fornecerá
  • Se você fornecerá estatísticas de rastreamento que podem ajudá-los a avaliar os benefícios para o próprio negócio

Entre em contato direto com potenciais afiliados

Alguns afiliados podem responder melhor ao contato direto e personalizado por e-mail ou através de redes sociais. Embora você possa começar com uma mensagem modelo, você deve personalizar cada uma delas. Os detalhes podem incluir:

  • Algo que você gostou sobre um post ou vídeo recente que eles fizeram
  • Um atributo que você sente que os diferencia de outros potenciais afiliados
  • Seu interesse pessoal em algo que eles valorizam, como um princípio fundamental em que eles acreditam

Isso pode fazer com que sua mensagem se destaque e ajude-os a perceber que são mais do que uma parte da sua estratégia de marketing — eles são um parceiro valioso.

Crie links e forneça materiais promocionais

Quando seu afiliado estiver a bordo, você precisará fornecer links de afiliado e materiais promocionais. Se desejar, você pode disponibilizar conteúdo digital, como banners publicitários. Você também vai querer decidir se vai trabalhar através de uma plataforma de afiliados ou software de rastreamento de links que você mesmo gerencia.

Se o seu objetivo é lançar um programa de afiliados com um grande número de afiliados profissionais, você pode querer trabalhar com uma plataforma de afiliados. Esses programas conectam empresas a potenciais afiliados, geram e organizam links de afiliados. Eles geralmente fornecem informações analíticas para rastrear a eficácia de cada afiliado. Tenha em mente que nem todas as plataformas de afiliados são iguais. Algumas são maiores que outras e têm uma variedade mais ampla de produtos. Umas simplificam o processo de pagamento com afiliados de uma maneira melhor do que as outras.

Se o seu objetivo é ter um relacionamento mais pessoal com menos afiliados, considere o software de rastreamento de links. Você mesmo será capaz de gerar links de afiliados e rastreá-los. Essas plataformas oferecem uma gama de relatórios e outras ferramentas de uso que vão além do marketing de afiliados. O rastreamento de links pode ser esclarecedor para redes sociais e campanhas de marketing tradicionais também. Os preços podem variar dependendo das características da plataforma. Antes de selecionar uma, tenha uma boa ideia do seu orçamento e de seus objetivos. Saber isso facilitará a escolha do software de rastreamento de link certo.

Fornecimento de materiais promocionais

Quando um afiliado estiver pronto para entrar, simplifique seu lado do processo enquanto você mantém algum nível de controle criativo. Você pode fazer isso fornecendo materiais promocionais a eles, como banners ou anúncios digitais. Quando você fornece conteúdo promocional, você:

  • Fornece a eles as ferramentas necessárias para comercializar seus produtos.
  • Mantém seu material de marketing atual e relevante para seu público-alvo.
  • Exercita o controle sobre como você apresenta seus produtos e forma a sua marca.
  • Estabelece e mantém expectativas claras.

Você deve comunicar claramente os modelos de comissão para que os afiliados saibam o que esperar. Seja transparente, e certifique-se de avisá-los sobre quaisquer mudanças bem antes de acontecerem.

Para cultivar um forte relacionamento com seus afiliados, reserve tempo para controles e peça feedback. Eles podem ter ideias ou insights que você pode usar à medida que você cria novos materiais de marketing.

Expanda seu alcance

Leva tempo e esforço para criar e gerenciar um programa de afiliados, mas os benefícios potenciais são enormes. Cada afiliado é como uma pequena loja em uma franquia. À medida que se saem melhor, as chances de conversão são maiores, significando um aumento em suas vendas.

Se você espera alcançar novos públicos e levar seu negócio de e-commerce para o próximo nível, considere usar o marketing de afiliados.

Compartilhar este artigo