Ir para conteúdo principal

Marketing para e‑commerce: O que é e como funciona

Com o marketing para e‑commerce (comércio eletrônico), você pode ampliar sua presença on‑line. Leia e aprenda a criar uma estratégia eficaz.

Você tem ótimas ofertas de marca, uma presença on-line que atrai seus clientes e uma proposta de valor exclusiva que pode levar os clientes a voltarem muitas vezes. Falta apenas uma coisa: a estratégia de marketing de ecommerce.

Com uma estratégia de marketing de ecommerce, você pode gerar mais tráfego para o seu site e aumentar as vendas de sua loja on-line. Para saber mais sobre o que é marketing de ecommerce e como isso pode ajudar seus negócios on-line, leia esta postagem do início ao fim.

O que é marketing para ecommerce?

O marketing de ecommerce (comércio eletrônico) trata da conscientização sobre suas ofertas de marca, juntamente com a intenção de comprar. A internet é um lugar muito grande, tão grande quanto a soma total de mentes envolvidas em seu uso. Isso significa que você precisa de uma maneira de unir-se a seus clientes em meio à world wide web. Mas isso é apenas o início. O marketing de ecommerce trata de trazer os clientes de volta à sua loja após uma compra inicial para fazer compras repetidas e gerar lealdade à marca.

Qual é a diferença entre ecommerce e marketing digital?

O marketing digital é uma estratégia para divulgar e fazer com que seu ecommerce tenha repercussão.

É, em última análise, um termo abrangente para qualquer marketing e publicidade que ocorra on-line. Você pode usar o marketing digital para todos os tipos de empresas, incluindo B2B, D2C, empresas físicas e muito mais. No entanto, o marketing de ecommerce se concentra diretamente em empresas relacionadas a ecommerce.

Como as empresas de ecommerce vendem produtos on-line, uma estratégia de marketing digital é crucial para impulsionar o tráfego do site, aumentar as vendas e construir relacionamentos com os clientes.

Os benefícios de implementar uma estratégia de marketing de ecommerce

As vantagens do desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing de ecommerce e seu uso são bastante simples. Significa mais usuários visitando com frequência seu portal de vendas on-line. Mas há ainda mais benefícios que vêm com a implementação de uma estratégia de marketing de ecommerce, que descrevemos abaixo.

Em última análise, trata-se de quem é o seu cliente. Há vários modelos de negócios que as empresas de e-commerce podem ter, e para quem você vende seus produtos influenciará não somente seu público-alvo, mas também suas estratégias de marketing para e-commerce.

De empresa para consumidor (B2C)

Se você vende produtos diretamente aos consumidores, você opera um e-commerce B2C. Essas são as empresas on-line mais comuns porque você tem acesso a milhões de pessoas em todo o mundo.

De empresa para empresa (B2B)

Empresas de e-commerce B2B vendem produtos e serviços para empresas. Por exemplo, se você vende maquinário on-line, poderá vender para empresas em vez de diretamente aos consumidores.

De empresa para governo (B2G)

Se você vende produtos e serviços para o governo, é uma empresa B2G. Um exemplo de B2G pode ser uma empresa de TI que vende soluções de segurança e software diretamente para entidades governamentais.

De empresa para empresa para consumidor (B2B2C)

Empresas que vendem produtos ou serviços com outras empresas para um cliente final são consideradas B2B2C. O público-alvo deste modelo de negócios ainda é o consumidor.

Um exemplo seria uma agência de marketing pagando uma agência de geração de leads. Neste exemplo, a agência de marketing digital ainda precisará investir em marketing diretamente para seu mercado-alvo, enquanto a empresa de geração de leads atua como uma extensão cujo intuito é atrair leads para o negócio principal.

De consumidor para consumidor (C2C)

O modelo C2C é quando os consumidores vendem produtos e serviços diretamente para outros consumidores. Um exemplo disso seria uma pessoa normal vendendo produtos no eBay ou Craigslist.

No modelo C2C, o consumidor ainda é o mercado-alvo. No entanto, esses indivíduos são encontrados em diferentes lugares on-line, portanto, o marketing pode depender da plataforma que você usa para vender seus produtos.

De consumidor para empresa (B2C)

C2B é o oposto do modelo B2C no qual os clientes vendem produtos de volta para as empresas. Um exemplo desse modelo de negócios seria um freelancer ou prestador de serviços que vende produtos e serviços para uma empresa. Nesse caso, os freelancers têm um modelo C2B, então precisarão comercializar seus produtos e serviços diretamente para as empresas, em vez de outros consumidores.

Atraia mais clientes

Apenas o fato de estar on-line e apresentar ofertas de qualidade pode gerar alguns cliques. Mas para os resultados que você está procurando para seu negócio, é necessário um marketing de e-commerce que traga clientes para a sua página pelos motivos certos e que os façam voltar.

Turbine as conversões

Um dos maiores perigos de fazer negócios on-line é a possibilidade de desenvolver tráfego que não seja adequado para sua marca. A chave para as conversões é atrair o público que deseja o que você oferece e que apreciará sua proposta única de valor.

Maior visibilidade

A internet é um lugar grande. Ela está cheia de produtos e serviços fantásticos, todos clamando por atenção. Sua loja virtual precisa se destacar não apenas das muitas páginas da web, mas também de seus concorrentes.

Estabeleça a autoridade da marca

A vantagem final e possivelmente mais importante de uma boa estratégia de marketing de e-commerce é o desenvolvimento da autoridade da marca. Quando a maioria das pessoas pensa em um limpador de vidro, pensa em Veja Multiuso e, quando pensa em cereais de café da manhã, pensa em Sucrilhos. Por quê? Porque essas propriedades têm autoridade de marca. Provavelmente existem milhares de lojas virtuais com produtos ou serviços na mesma categoria que a sua. Como os clientes em potencial percebem a diferença?

Sua loja precisa se destacar construindo sua marca. As ofertas da sua marca são únicas, e você deve entregá-las de uma forma única. É com base nisso que você desenvolverá a autoridade da sua marca.

Neste ponto, você pode estar pensando que isso é esperar muito de uma simples campanha de marketing digital. Mas, na realidade, tem a ver com a conexão entre você e as pessoas que querem aquilo que você oferece, e da maneira que você oferece, então vamos falar sobre como fazemos isso.

Como criar um plano de marketing para e-commerce

Há muitos fatores envolvidos em uma boa estratégia de marketing de e-commerce. Ferramentas e técnicas como otimização de mecanismos de busca, publicidade paga por clique e marketing de conteúdo são apenas parte dela, e qualquer uma por si só pode exigir dedicação integral. Como vemos, às vezes a melhor estratégia de marketing por e-mail é terceirizar para um provedor de serviços profissionais. Uma das propriedades exclusivas da tecnologia da informação é a capacidade de aumentar o valor dos serviços de terceirização.

Mas, para começar, estabeleceremos o básico para uma estratégia de marketing eficaz para e-commerce.

Realize pesquisas de mercado

A etapa preliminar mais importante é entender o mercado que você pretende atender. Os mercados na internet podem ser difíceis de definir e, às vezes, eles sequer existem até você começar seu negócio. Isso pode tornar a pesquisa de mercado desafiadora.

Você precisa descobrir sua concorrência, medir a demanda, entender os produtos e serviços relacionados e ainda descobrir como sua marca se encaixará na imagem. Seu modelo de negócios pode permanecer incompleto até que a pesquisa seja concluída e examinada, já que você deseja alavancar seu serviço no mercado e não o contrário.

Defina seu público-alvo

Definir seu público-alvo significa descobrir quem deseja o que você oferece e quais pessoas desse grupo têm interesse maior pelo que você oferece e da maneira que você o faz. Vamos falar de dois restaurantes fast food diferentes: McDonald's e Burger King. Teoricamente, são a mesma coisa. Mas se você os colocar na mesma rua lado a lado, algumas pessoas escolherão um e outras escolherão o outro. Na internet, tudo está "lado a lado". Então, qual é a diferença entre o usuário que deseja fazer compras com você e um comprador que prefere a loja do concorrente?

Defina objetivos de curto e longo prazo

As metas de curto prazo podem ser comparadas ao direcionamento do tráfego por meio de um cartaz de "grande inauguração". O lance é começar fazendo barulho. Inicialmente, você deseja tráfego, conversões e engajamento. Mas isso, no curto prazo, apenas prova o conceito de que sua empresa tem estrutura e pode se sustentar.

Os objetivos de longo prazo são a construção de um público dedicado com lealdade à marca que você pode cultivar, sustentar e crescer. Os objetivos de longo prazo incluem construção comunitária, exposição sustentada e autoridade da marca.

Estratégias de marketing para ecommerce

As ferramentas para serviços comprovados de marketing de ecommerce são bastante conhecidas. A quantidade de pesquisa e prática disponível para basear suas decisões é enorme. Hoje você pode criar uma estratégia bem-sucedida de marketing de ecommerce, escolhendo as ferramentas certas e montando uma estrutura com base no seu modelo de negócios, mercado-alvo e perfil de marca.

O segredo para começar é escolher um ativo cuja construção será iniciada e se concentrar em seu desenvolvimento. Abaixo está uma pequena lista de ferramentas e técnicas comprovadas para ajudá-lo a iniciar.

SEO para e-commerce

A otimização de mecanismos de busca é algo em que você e sua equipe de marketing digital precisarão se envolver. Isso significa pesquisar e descobrir palavras-chave e frases que permitirão que sua loja virtual obtenha classificações mais altas nos resultados da pesquisa. O bom SEO entra em tudo o que você coloca on-line e suas palavras-chave devem ser usadas de maneira ampla e estratégica ao mesmo tempo para ter o efeito desejado.

Marketing de conteúdo

Se você passou mais de uma hora investigando marketing de conteúdo, ouviu o ditado "O conteúdo é fundamental." Embora a frase seja batida, ainda é verdadeira. O conteúdo é o segredo para fornecer aos usuários exclusivos as informações específicas que os convencerão de que suas ofertas são perfeitas para seus orçamentos, suas necessidades e seus casos de uso.

Não há duas pessoas iguais, e não há dois conjuntos de necessidades iguais, mesmo que se trate do mesmo produto. É aí que o marketing de conteúdo entra: para dizer ao seu público específico que suas necessidades podem ser atendidas em sua loja.

Marketing de mídias sociais

Há muita atividade nas mídias sociais agora, mas o poder do marketing de mídia social não é uma delas. Sua estratégia nos sites de mídia social será exclusiva de cada plataforma, mas sua marca deverá permanecer constante. Você usará marketing de conteúdo, SEO e várias outras ferramentas, tudo dentro do escopo dos esforços de mídia social. O conteúdo de marketing digital, o SEO e os anúncios em redes sociais terão lugar nas páginas de mídia social, mas não serão totalmente determinados somente por esses elementos.

Marketing por e-mail

Uma parte inestimável de qualquer boa estratégia de marketing de longo prazo, o marketing por e-mail não é algo a ser menosprezado. Há uma linha tênue entre atrair os clientes que retornam para receber uma oferta e ser listado permanentemente como fonte de spam. Isso requer boas métricas, feedback voluntário e automatizado e pesquisa robusta. Segmentar o público é uma maneira importante de ajudar a mantê-lo fora dos filtros de spam, mas é apenas um começo.

Publicidade paga por clique

Publicidade paga por clique (PPC) é um tipo de publicidade paga. Ela permite que você crie campanhas de forma eficaz, pagando apenas quando seu anúncio é clicado. Há vários tipos de anúncios PPC, incluindo anúncios de pesquisa, publicidade de display, marketing em redes sociais, e muito mais.

Com a publicidade PPC, é possível aumentar o tráfego do site o mais rápido possível, o que pode ser benéfico se você precisar promover uma oferta. No entanto, a desvantagem do marketing de PPC é que você precisará continuar pagando por ela.

Ela dão deve ser sua única estratégia para atrair clientes. Outras estratégias de marketing, como marketing por e-mail e SEO, são mais econômicas a longo prazo, mas estratégias orgânicas levam mais tempo para produzir resultados.

Otimize seu marketing e site para dispositivos móveis

Otimizar seu site e marketing para dispositivos móveis pode aumentar as vendas e a receita.

Muitas pessoas compram on-line usando seus smartphones porque é conveniente; elas podem fazer compras enquanto estão no ônibus para o trabalho ou assistindo televisão em casa. Se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis, você perderá clientes valiosos, porque os sites dos seus concorrentes certamente são. Seu site não só deve carregar rapidamente, mas também deve ficar bem em pequenas telas de todos os tipos.

O principal objetivo de otimizar seu site para dispositivos móveis é aumentar as conversões. Como muitas pessoas compram em seus smartphones em vez de laptops, tablets ou desktops, você aumentará o número de pessoas que podem comprar com facilidade em seu site. Infelizmente, se o seu site não for otimizado para dispositivos móveis, você pode perder clientes para sempre. Além disso, seus sites otimizados para dispositivos móveis devem ficar bem em telas de todos os tamanhos, fornecendo aos usuários fontes e botões maiores onde necessário e garantindo que você possa fornecer a eles uma boa experiência e um processo de checkout fácil.

Marketing de afiliados e influenciadores

O marketing de afiliados e influenciadores geralmente é confundido entre si, mas há algumas diferenças importantes entre eles. O marketing de afiliados exige que as marcas trabalhem com afiliados que possam gerar tráfego para o seu site. No entanto, essas pessoas são pagas apenas quando fazem uma venda, o que as torna mais motivadas a ajudar sua empresa a crescer.

Enquanto isso, o marketing de influenciadores funciona de forma ligeiramente diferente. Embora você ainda se conecte com líderes de pensamento em seu setor, como blogueiros e influenciadores de mídia social, o marketing de influenciadores exige que você tenha metas de longo prazo, como visitas aos sites e conscientização da marca. Além disso, os influenciadores normalmente não são pagos por venda e, em vez disso, ganham dinheiro criando e promovendo conteúdo para a sua marca.

Ainda assim, o marketing de influenciadores e afiliados pode beneficiar seu negócio de várias formas. Mais importante ainda, eles ajudam a construir confiança e credibilidade, mantendo sua marca sempre nas mentes dos clientes.

Dicas para marketing para ecommerce

A menos que você duplique a estratégia de marketing de outra empresa, não há duas estratégias de marketing para ecommerce iguais. Enquanto sua proposta de valor exclusiva for verdadeiramente única, seus esforços de marketing digital deverão ser especialmente adaptados para atender às suas necessidades e às necessidades do seu público.

A boa notícia é que dezenas de milhões de empresas bem-sucedidas contribuíram com os dados nos quais confiamos para fornecer resultados. Isso significa que a implementação de um plano de sucesso agora é uma ciência exata.

ecommerce marketing tips

Identifique e segmente seu público

Poucas coisas são mais importantes que conhecer seu público, mas nunca é demais ressaltar o quanto a precisão é importante. É aí que entra a segmentação do público. Com as ferramentas de segmentação de público, você pode criar campanhas de marketing digital mais personalizadas que atraem as necessidades exclusivas dos seus clientes.

Acompanhe o desempenho

Os dados são divulgados para compradores, vendedores, o que funciona e o que não funciona. No entanto, os mercados estão constantemente mudando. Isso significa que você deve ter métricas precisas e persistentes com as quais possa contar, métricas que informam de que maneira os números estão agindo e os dados necessários para descobrir as razões.

Os melhores departamentos de marketing acompanham o desempenho em uma série de categorias e atualizam persistentemente os modelos de mercado para ficar um passo à frente do próximo movimento de compra do público-alvo.

Personalize a experiência do cliente

Finalmente, o melhor na segmentação do público é a capacidade de personalizar a experiência de marca para o consumidor individual. Para uma campanha de marketing por e-mail bem-sucedida, isso é absolutamente necessário. Mais uma vez, não falhe nisso para não ser marcado como spam, mesmo após várias transações bem-sucedidas. Por isso, levamos a personalização extremamente a sério.

Use chatbots e automação

Chatbots e automação podem ajudá-lo a personalizar ainda mais as experiências do cliente com sua marca. Adicionar um chatbot ao seu site é uma maneira de oferecer um atendimento excepcional, capaz de criar confiança com seus clientes.

Além disso, a automação pode oferecer uma abordagem mais personalizada, permitindo que você traga os clientes de volta ao seu site. Por exemplo, você pode usar e-mails de carrinho abandonado para notificar os clientes sobre itens no carrinho e que é possível facilmente finalizar a compra clicando em um link de retorno ao seu site.

Venda de produtos adicionais e venda cruzada

A venda de produtos adicionais e a venda cruzada são estratégias que podem incentivar os clientes a gastar mais com seus negócios. Se você usa um sistema robusto de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e acompanha seus clientes, provavelmente sabe quais produtos eles compraram recentemente. Você pode usar essas informações para comercializar produtos semelhantes e complementares a eles.

Por exemplo, se alguém comprou recentemente um jeans, você pode vender um top combinando ou vender outro jeans de alta qualidade que seja mais caro. Além disso, você pode usar esses recursos em sua estratégia de marketing por e-mail para atrair os clientes a navegarem mais em seu site, especialmente se eles tiveram recentemente uma boa experiência com sua marca.

Aproveite as táticas de marketing de e-commerce para beneficiar seu negócio

No final das contas, os serviços de marketing digital de e-commerce devem ser orgânicos para os clientes. Eles devem parecer uma tentativa genuína e individualizada de oferecer o que os clientes querem ou precisam por um preço competitivo. Por mais simples que isso pareça, é uma arte e uma ciência que o Mailchimp leva muito a sério.

O Mailchimp é um dos melhores serviços de marketing de e-commerce no mercado hoje. Com nossa plataforma de marketing completo, você pode aproveitar automações poderosas, segmentar seu público, rastrear análises, criar campanhas de marketing eficazes em vários canais e muito mais. Experimente o Mailchimp hoje para criar uma poderosa estratégia de marketing de e-commerce certa para o seu negócio.

Compartilhar este artigo