As fases do funil de marketing podem parecer um pouco diferentes para cada negócio, mas as metas são as mesmas: prender a atenção de clientes em potencial, contar a eles sobre seus negócios, convertê-los em clientes pagadores e fazer com que voltem sempre.
Com mais de 3,4 bilhões de usuários em todo o mundo, as redes sociais são um meio poderoso de alcançar novas pessoas e movê-las pelo funil. E funciona em conjunto com suas outras iniciativas de marketing, tornando-as um componente valioso da sua estratégia de marketing integrado.
Aqui estão algumas maneiras nas quais as redes sociais podem ajudá-lo a construir e manter relacionamentos com seu público durante a jornada do cliente.
Aumentar a conscientização
O objetivo da primeira fase do funil de marketing é gerar conscientização entre o maior número possível de pessoas. À medida que clientes em potencial se familiarizam com seus negócios, há uma chance maior de pensarem em você quando tiverem a necessidade dos produtos ou dos serviços que você fornece.
Divulgue o seu negócio compartilhando links para seu site ou loja de e-commerce no Twitter, Facebook, Instagram e em qualquer outro lugar em que seus clientes em potencial possam estar e incentivando seus seguidores atuais a fazer o mesmo. (Dica: você pode criar, publicar e programar publicações orgânicas do Facebook e Instagram diretamente através do Mailchimp.)
Crie anúncios personalizados no Facebook e Instagram voltados para um público específico, por exemplo, pessoas que pertencem a uma determinada faixa etária ou vivem em um local específico. Esses anúncios permitem que você comunique a história da sua marca de uma forma que repercutirá entre as pessoas que tem como alvo, para que possa familiarizá-las com sua marca e promover mais tráfego para o seu perfil social e seu site.
Mostre o valor do seu produto ou serviço
Assim que um cliente em potencial estiver ciente do seu negócio, ele passará para a próxima fase do funil: a consideração. Ele já demonstrou interesse em saber mais, por isso é uma oportunidade perfeita para mostrar o valor do seu produto e convertê-lo em cliente.
Anúncios nas redes sociais trazem novos olhos para o seu site, mas não há garantia de que se tornarão clientes pagantes na primeira visita. Felizmente, é fácil criar anúncios de retargeting que os trarão de volta quando estiverem prontos para comprar. Adicione o pixel de anúncio do Facebook ao seu site conectado (ou página de destino), crie um anúncio de retargeting no Mailchimp e os visitantes verão seu anúncio enquanto navegam no Facebook, Instagram ou na Audience Network do Facebook.
Conteúdo orgânico, como avaliações, classificações e depoimentos de clientes, também pode ajudá-lo a alcançar novas pessoas nas redes sociais. Uma pesquisa recente descobriu que os consumidores liam uma média de sete avaliações antes de confiar em uma empresa. E como a mesma pesquisa também constatou que o Facebook é um dos sites de avaliação mais confiáveis para consumidores locais, adicionar avaliações e depoimentos à sua página do Facebook pode ajudar a converter visitantes em clientes pagantes. Saiba mais sobre os benefícios das avaliações dos clientes.
Instrua seus clientes
As redes sociais também são um ótimo lugar para fornecer conteúdo educacional ao seu público, mesmo que ele ainda esteja na fase de consideração ou já tenha se tornado um cliente pagante.
Desenvolva vídeos de como fazer e compartilhe-os socialmente para que os clientes em potencial vejam como seu produto é fácil de usar ou como seu serviço é eficaz. E não se esqueça das pessoas que já fizeram uma compra. Vídeos que fornecem instruções de montagem e dicas de uso podem ajudar a dar aos clientes as informações necessárias para que tirem o máximo proveito dos seus produtos.
Com o crescimento da popularidade das redes sociais, cresce também a necessidade de oferecer suporte ao cliente em seus canais sociais. Facebook e Twitter são frequentemente os primeiros lugares que as pessoas visitam quando têm perguntas ou comentários, e é importante abordá-los o mais rápido possível. Você não só ajudará pessoas que precisam de algo, como também mostrará aos clientes em potencial que você responde ao feedback e resolve rapidamente quaisquer problemas que possam ocorrer.
Faça com que os clientes voltem sempre
A jornada do cliente não termina quando alguém faz uma compra e aprende a usar seus produtos. As redes sociais ajudarão você a direcionar os clientes para a fase de retenção do funil e a ficarem mais perto de se tornar compradores frequentes ou defensores da marca.
Crie e compartilhe conteúdo orgânico (como artigos, posts de blog, imagens ou dicas) socialmente para manter o público envolvido. À medida que você aprende mais sobre as preferências do seu público, é possível aumentar a relevância do seu conteúdo e inspirar as pessoas a visitarem e se envolverem com a sua página com mais frequência.
Estabeleça um senso de comunidade em suas páginas sociais com conteúdo que incentive o envolvimento do público. Você pode iniciar um grupo no Facebook, hospedar chats no Twitter ou até mesmo criar um grupo no Pinterest para compartilhar imagens de seus produtos em ação. Uma forte comunidade social humanizará seus negócios e fará com que seus clientes sintam que fazem parte de algo especial. E isso também pode ajudar o seu resultado final: Estudos mostram que os clientes que se sentem emocionalmente conectados à marca têm um valor de vida útil 306% maior e mais probabilidade de recomendar a marca a outros.